Títeres Tía Elena

A Companhia de Marionetas de Helena Millán, é uma companhia de Saragoça que trabalha há mais de 30 anos no teatro de marionetas, tanto para adultos como para crianças, com textos rigorosos e literários.
As suas marionetas artísticas vão desde as maiores às mais pequenas, sempre com grande qualidade e beleza.

Em 2003, em colaboração com o Taller de Marionetas de Barcelona, estreou uma versão de câmara da ópera Rigoletto no Salón del Trono de la Aljafería.

As suas marionetas foram os protagonistas da média-metragem El hueco de Tristán Boj (2008), realizada por Paula Ortiz, finalista dos Prémios Goya em 2011 por De tu ventana a la mía e em 2016 por Bodas de Sangre.

Estreou na EXPOZARAGOZA 2008, a peça Zíngaro Zirkus, uma das maiores produções de marionetas em Aragão, com 4 músicos-actores e 3 marionetistas.

Cajal, el rey de los nervios (2010) ganhou o Prémio de Melhor Texto no FETEN 2010, o Prémio de Melhor Produção Teatral Aragonesa no MAAEM 2010 e foi Finalista dos Prémios MAX 2012 na categoria de Espectáculo Revelação.

El Regalo del Río, interpretada em espanhol e italiano, com a qual percorreu 4 dos melhores Festivais de Itália no Verão de 2013. Com a participação de Helena Millán e do toscano Paolo Valenti no processo de construção e interpretação.

Realiza exposiciones de sus marionetas, entendidas como figuras artísticas, destacando la celebrada en el Torreón Fortea de Zaragoza en 2017, donde es una de las exposiciones más visitadas en dicha sala.

Em 2017, recebeu o prémio Lifetime Achievement Award do Teatro de Marionetas no Festival do Parque de Marionetas de Saragoça.

 

 

Oferecemos os números de circo mais engraçados e sensacionais com artistas de madeira, cada um com a sua história pessoal.
Para além deste repertório circense: “A MÁGICA DE CHIPIRÓN”, um mágico distraído que tira coelhinhos da cartola.
Um espectáculo variado e divertido, com música ao vivo, para o deleite de um público familiar. Destaca-se a beleza das marionetas de fio de Helena Millán e o virtuosismo na sua manipulação.

País: Espanha

 

Texto:Helena Millán

Direção:  Ignacio Fortún

Marionetistas: Helena Millán

Músicos: Tereza Polivca, Sergy Polivca

 

Cenografia e iluminação: Ignacio Fortún

Ajudante de direção: Sol Jiménez

Construção de marionetas: Helena Millán

Arranjos musicais: Tereza Polivca

Video e fotografía: Jesús Atienza

Design gráfico: Fernando Lasheras

 

 


Idioma: Castelhano

Duração:  60 mins

Público: Todos os públicos (aconselhado 5 a 10 anos)


JUNHO 2023

Dia 10 / sábado

16H00 MUSEU NACIONAL FREI MANUEL DO CENÁCULO

Dia 11 / domingo

16H00 MUSEU NACIONAL FREI MANUEL DO CENÁCULO