BIENAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DE ÉVORA em 2023
A BIME decorre de 6 a 11 de junho. É um acontecimento de enorme importância na área do Teatro de Marionetas, não só no plano nacional, mas também no plano internacional. A primeira edição da Bienal teve lugar em 1987, na sequência do trabalho realizado pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, com os Bonecos de Santo Aleixo.
Foi o primeiro programa do género no território nacional.
"BIME foi, em 1987, o primeiro programa do género em Portugal."
O REGRESSO À VIDA NAS RUAS
A Bienal vai voltar de novo à rua, retomando a sua verdadeira dimensão, depois de uma última edição completamente atípica em período de pandemia, e conta com a participação de 27 companhias oriundas de Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Cabo Verde e Portugal. Uma cidade cheia de marionetas, com dezenas de apresentações em 16 espaços diferentes, uma exposição no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e um Seminário Internacional, em parceria com o CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora.
Este ano a BIME apresenta-se também nos concelhos de Arraiolos e Reguengos de Monsaraz.
A cidade de Évora dispõe de condições verdadeiramente excecionais para a acolher este evento, com um centro histórico que é um verdadeiro palco natural ao ar livre. Assim, para além dos espetáculos de sala, a programação considera igualmente um conjunto de apresentações em diversos espaços de rua, dando forma a um programa de animação cultural da cidade património a caminho da Capital Europeia da Cultura.
A sua realização é possível devido ao financiamento do Ministério da Cultura, através da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e do financiamento da Câmara Municipal de Évora, parceira do CENDREV na sua realização.
O terceiro episódio de "Desta Rua até à Lua", da autoria de Teresa Conceição, Hugo Neves e Ricardo Tenreiro. 21:44, 13 out.2023