Marionetas do Porto
O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em setembro de 1988. A prática teatral da companhia revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente atualizado. No ano em que comemorou 25 anos (2013), o Teatro de Marionetas do Porto realizou o grande sonho do seu fundador João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), a abertura do Museu das Marionetas do Porto. Para além dos espetáculos, sua atividade principal, a companhia cria variadíssimos projetos, desde workshops, leituras encenadas e exposições várias, desenvolvendo assim uma forte ligação com a comunidade e o público.
JARDINEIRO IMAGINÁRIO
Jardineiro Imaginário é uma criação das Marionetas do Porto dedicada aos adultos numa tentativa de os transportar a territórios diversos onde possam ecoar inquietações, pensamentos, matérias soltas, pedaços de vida, numa espécie de coroa circular. Dois atores, num encontro entre marionetas, objetos, palavras, movimentos, pequenas partículas inomináveis, luz, música e tantos outros elementos, provocando composições e viagens imagéticas. Em Jardineiro Imaginário, há um regresso a esse continente da imaginação, na criação de imagens que brotam de forma automática transportando
cada corpo para um outro lugar. O teatro interior e íntimo, persistente e sem fim, habitado por um jardineiro imaginário, criado com a cumplicidade artística de uma equipa multidisciplinar.
CONCEITO E ENCENAÇÃO: Isabel Barros
MARIONETAS: Ricardo Leite
MÚSICA: Carlos Guedes
TEXTO ORIGINAL E TRADUÇÃO: Regina Guimarães
POEMAS: Jean Arp, Robert Desnos, Camille Coemans, Paul Nougé
DESENHO DE LUZ: Filipe Azevedo
CENOGRAFIA: Coletivo
FIGURINOS: Cláudia Ribeiro
INTERPRETAÇÃO: Micaela Soares e Vítor Gomes
PRODUÇÃO: Sofia Carvalho
DESIGN GRÁFICO: Rita Sá Couto
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Filipe Azevedo
CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS: João Pedro Trindade, Catarina Falcão
CONFEÇÃO DE FIGURINOS: Alexandra Barbosa
FOTOGRAFIA DE CENA: Paulo Pimenta
DURAÇÃO: 50’
PÚBLICO: M/12
IDIOMA: Português
……………………………………………………….
DIA 3
21H00 T. Garcia de Resende, SALA PRINCIPAL
……………………………………………………….
DIA 4
19H30 T. Garcia de Resende, SALA PRINCIPAL
País: Portugal
JUNHO 2025