Compañía Toni Rumbau

El Titiritero, El Doble y La Sombra

Toni Rumbau apresenta uma conferência-espetáculo em que convida os espectadores a mergulharem em alguns dos mistérios mais escondidos desta prática milenar da marioneta. Para isso, o marionetista que dá a conferência recorre à técnica clássica da marioneta de luva, bem conhecida do autor, que a utilizou em muitos dos seus espectáculos. Por outro lado, as sombras, este procedimento que permite dobrar a realidade em negativo através da luz e de uma misteriosa redução a duas dimensões, é a outra linguagem utilizada pelo autor para penetrar nas zonas mais profundas do mito do marionetista.
A proposta joga com os registos típicos do teatro de marionetas: o humor e a poesia cénica baseada na síntese, na ironia e nos paradoxos de dualidades surpreendentes e contraditórias.
Uma conferência-espectáculo que quer ser conhecimento, jogo e rito de transformação em direcção à liberdade profunda, humilde e libertária da marioneta tradicional.

 

Toni Rumbau

Formado em Filologia pela Universidade de Barcelona, tem uma longa experiência no mundo do teatro de marionetas, sombras e objectos, bem como na ópera.
É o autor dos guiões da companhia durante a sua primeira fase até 1992, além de participar nos espectáculos como narrador e músico. Entre as obras deste período contam-se: As Aventuras de Malic, O Conto do Rei Triste, Aquiles e a Tartaruga, A Lenda de São Jorge, Os Pastores, A História de Li ou Malic na China, Malic em Nova Iorque, Malic e a Fonte da Eterna Juventude, Faustí, Caleidoscopia (escrita em colaboração com Rafael Sender), A Rainha Branca, Carmen (escrita em colaboração com Joan Casas), Europa (escrita em colaboração com Miguel Vigo) e Malic Enamorado. Escreveu as peças infantis Perot lo Lladre e Perot enTarraco para a companhia Maremàgnum de Barcelona.
É autor de dois libretos de ópera escritos para o músico Joan Albert Amargós, “Euridice e as marionetas de Caronte” e “Saló d’Anubis”, com quem também escreveu o texto da cantata “L’Assemblea dels Infants” (Cantania-Auditorio). Com os seus espectáculos percorreu meio mundo, tendo actuado por toda a Europa, Escandinávia, Marrocos, Egipto, Líbano, Turquia, Paquistão, Índia, China, Rússia, Brasil e Argentina, entre outros países.
Foi o fundador da histórica companhia La Fanfarra criada em 1976, director do Teatro Malic (1984-2002), do Festival de Ópera de Bolso (nascido em 1993), da revista digital tripla Putxinel-li – Titeresante – Puppetring.
É autor de vários romances e dos livros “Malic, La Aventura de los Títeres” e “Rutas de Putxinel-li. Títeres y Ciudades de Europa”, ambos publicados em catalão e espanhol (Ed. Arola) e português (editado pelo Museu da Marioneta de Lisboa).
É o fundador da rede Sombras et Marionnettes de la Méditerranné, que liga entidades de Lyon, Istambul, Beirute, Tunes e Barcelona. Deu cursos no México, em Cuba, no Líbano e na Catalunha.
Foi o curador da grande exposição Figuras del Desdoblamiento, em 2015, no centro Arts Santa Mònica, e fundador do Festival IF Barcelona, que se tornou uma bienal com direcção artística própria.
Em 2017, com a UNIMA Catalunya, realizou um Estudo do Sector das Marionetas na Catalunha, encomendado pela Generalitat de Catalunya. Em 2019, juntamente com José Luís Melendo e encomendado pela Unima Federación España mais 42 entidades relacionadas com o mundo da Marioneta, realizou um Estudo sobre o Sector do Teatro de Marionetas, Visual e de Objectos em Espanha. Realizou as 26 entrevistas em profundidade do Estudo com os principais marionetistas de todo o país (ver Titeredata.eu).

 

Eudald Ferré

Licenciatura em Arte Dramática na Escola Municipal de Arte Dramática Josep Ixart de Tarragona. Licenciatura em Arte Dramática. Especialidade de Marionetas e Objectos. Instituto de Teatro de Barcelona. Dirigido por Josep M. Carbonell, Alfred Casas e Joan Baixas.
De 1986 a 2014, foi fundador e membro da Companhia de Espectáculos Pa Sucat. É director artístico do GUANT, Festival Internacional de Teatro de Marionetas de Valls. Juntamente com Luca Ronga, é director do projecto Atelier della Luna, cursos internacionais de teatro. Em 2014, criou a sua própria companhia, Eudald Ferré-Teatre de títeres y máscaras.
Professor de marionetas no Institut del Teatre de Barcelona. Presidente da UNIMA Catalunha

País: Espanha

 

Autor e conferencista: Toni Rumbau

Marionetistas e marionetistas de sombras: Toni Rumbau e Eudald Ferré

Realizado por: Eudald Ferré

Construção das marionetas: Mariona Masgrau (marionetas), Nartxi Askargorta (máscara dupla), Martí Doy (marioneta dupla)

Figurinos de marionetas: Paulette San Martín

Cenário: José Menchero

Música: Octavi Rumbau

Desenhos e sombras de silhuetas: Clementina Kura Kura

Iluminação: José Menchero, Silvia Kuchinow

Base dramatúrgica: Luca Valentino

Fotografia do cartaz: Jesús M. Atienza

Produção: Sara Serrano, Thot Arts, If Barcelona

 


Idioma: Castelhano

Duração:  50 mins

Público: maiores de 16 anos


JUNHO 2023

Dia 8 / quinta-feira

16H00 MUSEU NACIONAL FREI MANUEL DO CENÁCULO