Associação PedeXumbo

ANTESTREIA COM CONVERSA ABERTA NO FINAL DO BAILE !

Vira a Boneca Baile apresenta-se como um Baile encenado com um alinhamento cénico assente nas danças, cantares e outras expressões tradicionais, como lengalengas, trava-línguas, poemas, entre outros. Por sua vez, os dançarinos, voluntários de entre o público, são convidados a dançar com um adereço acoplado ao corpo – um boneco – um outro ente, que atribui à cena de dança múltiplas relações entre o Eu e o(s) Outro(s). Assim, o coletivo aporta a uma narrativa comum conduzida pelos músicos/performers.

 

O alinhamento musical e coreográfico de Vira a Boneca Baile assenta na música folk europeia, com grande incidência sobre o repertório nacional, principalmente, o repertório regional alentejano, com integração de temas originais compostos por músicos da equipa. Este alinhamento pretende convocar propostas coreográficas que potenciem a relação do público/indivíduo com o outro, e com o outro ente – o boneco, pelo que são chamadas à cena de baile danças de roda, quadrilhas, trios e danças de pares.

Vira a Boneca Baile conta com um combo de músicos, incomum, constituído por acordeão, clarinete, violoncelo, percussão e voz.  A equipa artística apresenta-se multidisciplinar, com experiência expressa nas áreas da música, dança, performance e criação plástica para espetáculo.

Este projeto de Espetáculo/Baile propicia a circulação em festivais de dança e música, lato sensu, mas também em festivais de marionetas, por associar desde logo, o que designamos de boneco. A sua estrutura cénica, musical e coreográfica, visa também a integração de público de largo espectro: crianças, adultos, famílias, públicos específicos de festivais de dança tradicional e público em geral.

País: Portugal

 

Direção plástica e construção de adereços: Diana Regal

Mandadora, Voz e Violoncelo: Mariana Correia

Clarinete, Voz e Adufe: Patrícia Camelo

Acordeão e Voz: José Bonifácio

Percussão e Mandador: Ricardo Falcão

 


Idioma: Português

Duração:  60 mins

Público: Público geral.


JUNHO 2023

Dia 9 / sexta-feira

23H00 EX-CELEIROS DA EPAC