Alex Barti

Alex Mihailovski, nascido na Macedónia, vive na na Dinamarca desde 1992. Em 1986 começou a construir marionetas.
É o criador e manipulador do Sr. Barti, uma marioneta com um sistema complexo de com o qual está em contínua pesquisa, desenvolvimento e estudo da perfeição dos movimentos.
As mais de 40 cordas do Barti permitem-lhe mover o seu corpo e expressar sentimentos de uma forma única.

 

The Alex Barti Show

A primeira actuação com a marioneta Barti fantoche em 1988. Criou o espectáculo “Alex Barti”, um espectáculo sem texto. Toda a história, e a comédia, é expressa com movimento, mímica e música.
Os números desconcertantes e fascinantes de Alex Mihailovski & Mister Barti baseiam-se numa obra de trinta minutos em que a marioneta Barti se prepara para dar um concerto, enquanto o seu assistente um concerto, o perturba. É claro que, sem a cumplicidade de Alex, Barti não se daria ao trabalho de sair do piano, onde dorme, e Alex precisa da descontração de Barti para dar rédea solta aos seus delírios criativos.
A capacidade de manipulação do jovem criador dinamarquês Alex que desde 1986 improvisa na criação da marioneta, utilizando uma variedade de materiais, e a simbiose implausível entre o manipulador e a marioneta o espectador pode atravessar a fronteira entre a realidade e a ficção.

Barti não é tão humano como Alex? Porque Barti, a marioneta complexa, está viva! A forma como se move fala por si. De de repente olha para nós, gesticula, mostra os dentes, mexe os dedos, e o seu carácter, as suas emoções, os seus estados de espírito, as suas mudanças de humor refletem-se tão naturalmente na sua cara esfarrapada que não se consegue fazer mais nada senão ficar excitado. Os seus olhos estão sempre à procura de novas oportunidades para nos fazer sentir a essência da vida, a mais genuína a vida, a alegria mais genuína, a inocência.

A história baseia-se na mímica e na música. Barti adora o palco; no início é um pianista clássico, mas depressa se transforma numa estrela de rock, interpretando as peças mais conhecidas as peças mais famosas; depois mostra toda a sua paixão pelo flamenco com a sua guitarra espanhola, canta baladas, apaixona-se por canta baladas, apaixona-se por uma rapariga do público e começa o romance. Convida-a para o palco e canta-lhe uma canção de amor. O resultado é simplesmente espantoso: meia hora para continuar a sorrir e poder olhar, mesmo que seja apenas por alguns minutos.

Sr. Barti na BIME 2011.

País: Dinamarca

Ator-Manipulador: Alex Mihailovski


Idioma: sem idioma

Duração:  30 min.

Público: Todos os públicos


JUNHO 2023

Dia 7 / quarta-feira

17H00 PRAÇA JOAQUIM ANTÓNIO DE AGUIAR (Jardim das Canas)

Dia 8 / quinta-feira

10H00 PRAÇA DO GIRALDO

Dia 9 / sexta-feira

19H00 REGUENGOS DE MONSARAZ

Dia 10 / sábado

11H00 PRAÇA 1º DE MAIO

17H00 PRAÇA DO SERTÓRIO