Confederação
A Confederação é um colectivo de investigação teatral fundado no Porto (Portugal) a 10 de Julho de 2010. No seu campo de acção distinguem-se quatro áreas: Criação, Investigação, Edição e Formação. Os espectáculos de proximidade, com uma dramaturgia própria em torno das formas populares de Teatro, habitam o centro nevrálgico da sua criação e pensamento teatrais. É na sequência destes trabalhos de criação que urgem os projectos de investigação que, para além da incidência nas formas populares de teatro, apresentam uma forte ligação entre o teatro e as imagens em movimento. Ainda integrada nesta área de investigação, a Confederação criou em 2013 a colecção ‘ Cadernos Hestórico(s)’ na qual organiza, edita e devolve ao mundo, em forma livresca, parte dos seus objectos de investigação. Em 2014 cria as Officinas, projectos de formação de curta e média duração que servem como campo de experimentação e criação de novas formas e técnicas pedagógicas relacionadas com o fazer teatral.
OFFICINA DE MARIONETAS DE PAPEL
A origem etimológica desta officina vem do francês marionette. Interessa para o caso, pois há quem lhes chame títere, boneco, fantoche e outros tantos nomes. E se em sentido figurado alguém te chamar bonifrate, tal qual o Eduardinho chamou ao Pistarim no filme Aniki Bóbó, melhor será desconfiares. Assim como assim, vamos construir nesta officina marionetas com diferentes formas e técnicas, experimentando as múltiplas possibilidades da mecânica do movimento e da manipulação.
Officina(s) é um projecto de formação criado em 2014 pela Confederação. Palavra de origem latina, que significa – oficina, fábrica, escola – tendo o mesmo étimo de officium (trabalho, tarefa, função), termo este formado por opus (obra) e facere (fazer).
FORMADORES: Maria Manada, Miguel Ramos, Rosário Melo
DURAÇÃO: 120’
PÚBLICO: Todos/Público Escolar e Familiar
IDIOMA: Português
……………………………………………………….
DIA 4, 5, 6 e 7
10H00 BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA
(Biblioteca Nacional Frei Manuel do Cenáculo)
País: Portugal
JUNHO 2025